Powered by Blog - Widget

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os tostões da Liga Portuguesa e as notas da Europa



Como todos os adeptos do clube, perguntamos agora o que se passa com o nosso clube, quer ele seja Benfica, Sporting ou Porto.

É visível a onda crescente quando atuam na Liga dos Campeões. Jogam bem, trocam a bola, faturam bastante, impressionam tudo e todos os que viram o jogo, trazendo três pontos para a classificação, mas não só. Todos os adeptos já se questionaram sobre o porquê de no Campeonato Nacional o Sporting ter 4 empates em casa, perdendo 8 pontos, quase tantos como os que o distancia do Benfica, primeiro classificado do escalão principal do futebol português.

Já todos ouvimos adeptos dizerem "Na Europa eles ganham dinheiro por jogo se o vencerem, na Liga não ganham além do seu salário, que já é grande por si só". De facto poderá ser uma razão. A questão monetária é algo que motiva hoje não só os jogadores, mas como dirigentes que participam diretamente no futebol, prejudicando-o por vezes. Se uma Liga dos Campeões, com 1 vitória na Fase de Grupos injeta um valor de 1 milhão de euros, é "natural" os dirigentes o quererem, para aplicar nos clubes ou até para o próprio bolso. Sendo assim, os jogadores recebem bónus que na liga não seria possível.

Poderá ser a questão monetária, mas não só. Todos nós nos sentimos motivados com grandes desafios. Os pequenos, como humanos de natureza, tendemos para facilitar. Se, por exemplo, o Sporting jogar contra o Schalke 04, sentirá-se mais motivado para ganhar o jogo também pela questão da "Montra Internacional" onde se eles impressionarem, é 80% provável de conseguirem um contrato e um melhor salário, num clube superior.

Possibilidade para um melhor rumo



Falando mais em concreto para o Sporting, pois o Porto está a assumir um trajeto ascendente, recentemente e as medidas que irei propor não seriam possíveis no Benfica, com o perfil do treinador que tem.

A aposta na formação e nos suplentes. O Sporting contratou vários jogadores como Rosell e Tanaka para ficarem no banco, quando alguns titulares não estão simplesmente a render, como é o caso de Maurício e William Carvalho. Estive a ver o jogo Sporting B 2-1 Porto B onde fiquei com a boa impressão de que jogadores de ambas as partes podiam ser titulares ou suplentes utilizados na equipa principal respetiva. No caso do Sporting, Tobias Figueiredo e Mica Pinto poderiam resolver alguns problemas chave na defesa do Sporting. Tobias parece-me confiante, possante e bom nas bolas altas, tanto como nos desarmes. Observei também que o Wallyson e o Iuri Medeiros fizeram um jogo de elevada nota, tendo 80% de passes concretizados. Acho que estes jogadores deveriam ter uma oportunidade no plantel principal, mas por fazes. Começavam pela Taça da Liga, depois integravam na Taça de Portugal. Se se saíssem bem, na Liga Portuguesa e então na Europa.

Com esta rotação mínima do plantel, alguns "titulares absolutos" como William lutariam mais para um lugar no 11 inicial que beneficiava o próprio, mas também a equipa

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.