Powered by Blog - Widget

sábado, 6 de setembro de 2014

Análise da Selecção Portuguesa - A mudança estará completa?



Como é sabido, por todos os nobres portugueses que acariciam o futebol, Paulo Bento convocou os seguintes jogadores que perderam frente à Albânia por 1-0


Guarda-redes : Anthony Lopes (Lyon/Fra), Eduardo (Dínamo de Zagreb/Cro), Rui Patrício (Sporting).

Defesas : André Almeida (Benfica), Fábio Coentrão (Real Madrid/Esp), João Pereira (Valência/Esp), Pepe (Real Madrid/Esp), Neto (Zenit São Petersburgo/Rus), Ricardo Costa (Al-Sailiya/Qat), Ruben Vezo (Valência/Esp), Antunes (Málaga/Esp).

Médios : Adrien (Sporting), André Gomes (Valência/Esp), João Moutinho (Mónaco/Fra), Miguel Veloso (Dínamo de Kiev/Ucr), Pedro Tiba (Sporting de Braga), Raul Meireles (Fenerbahçe/Tur), William Carvalho (Sporting).

Avançados : Vieirinha (Wolfsburgo/Ale), Bruma (Galatasaray/Tur), Éder (Sporting de Braga), Ivan Cavaleiro (Deportivo da Corunha/Esp), Nani (Sporting) e Ricardo Horta (Málaga/Esp).

Convocatória com algo fresco sem dúvida, mas será que a quantidade de "fresco" tem qualidade? De certo que apenas saberemos depois do jogo mas, para mim, faltam alguns jogadores que poderiam dar boas indicações.

Precisamos de um ponta-de-lança. Pode ser ainda novo mas André Silva tem dado boas indicações no Porto B e na selecção sub 19 e agora sub 21. Joga bem de costas para a baliza, vem buscar atrás o jogo e distribui nas alas, o que seria um grande apoio para os extremos que temos.

Pelo trabalho efetuado no Sporting, Carlos Mané merecia uma chamada à selecção A, e de certeza que iria responder. Jovem, rápido e ágil, é capaz de desequilibrar nas alas. Substituía-o por Vieirinha, que nunca vi a dar grandes indicações, ou por Ivan Cavaleiro

Marcos Lopes, também poderia ser uma mais valia para Paulo Bento. Mas este já deu uma entrevista sobre o caso, dizendo :
«Temos seguido o percurso de Marcos Lopes. Já esteve no europeu de sub-19 e nos sub-21. O facto de ter jogado num escalão acima do seu está relacionado com a sua capacidade e com o facto de reconhecermos o seu potencial. Agora, não vamos convocar um jogador para o prender à Seleção Nacional, mas porque achamos que merece aqui estar»

André André, jogador do Vitória de Guimarães, é um atleta com uma enorme visão de jogo. Joga no meio campo e conta com passagens pelo FC Porto, Varzim e Deportivo da Corunha

Ricardo Pereira, jogador do FC Porto, também tem dado boas indicações, particularmente na época passada e para mim era digno de uma chamada à Selecção A.

Cédric Soares, Rúben Amorim e outros por lesão não foram convocados mas tenho a certeza que o seriam.

No Campo

De realçar também a falta de organização defensiva. Por várias vezes jogadores apareciam desmarcados na área por falta de marcação ou comunicação da mesma. No ataque, faltava a equipa e liderava apenas a "qualidade individual", tendo os jogadores apenas apostados em processos individuais.

Nani queria e muito ajudar mas por vezes quando queremos ajudar de mais, fazemos as coisas erradas. Cabeceamentos à "boca da baliza" errados e consequentes perdas de golos. Mas para mim, dos melhores em campo.

De realçar será o facto da falha de finalização tremenda e a falta de um ponta de lança. Apenas vi Éder a ganhar faltas e a fazê-las também. Não finaliza, não dá apoios aos extremos como Montero, que vem buscar atrás o jogo. Não entendo a escolha deste jogador, e o que não falta é pontas de lança de qualidade em Portugal. Apenas precisam de maturidade

Vi também um guarda-redes seguro dos dois lados. Tanto Berisha como Rui Patrício deram boas indicações e responderam bem sempre que foi preciso.

Teria trocado o André Gomes pelo Adrien Silva, pois André Gomes passou ao lado do jogo.

O "mister" Paulo Bento

Na minha opinião, tal como sempre defendi desde que foi escolhido, Paulo Bento não é o homem certo para selecionador. Não só pelas suas componentes táticas e a sua característica teimosa, mas também a sua falta de experiência. Fica a pergunta de como é possível contratar um treinador apenas com 60 e tais jogos na primeira liga, com pouca experiência a nível nacional e internacional.

Para mim, deveria ter sido "despachado" depois do terrível Mundial que falhámos redondamente. E não se ter tentado encobrir com a culpa nos médicos, local escolhido, etc. Também têm a certa culpa mas as escolhas de Paulo Bento foram definitivamente erradas e "velhas".

Conclusão

Agora a única coisa a fazer é tomar decisões. Se Paulo Bento tem ou não capacidade de dar a volta e se tem capacidade de liderança para "mandar um berro" no balneário e cativar os jogadores a mais.

Na minha opinião, Paulo Bento era substituído, tal como a sua equipa técnica e fazia-se uma renovação mais pensada do que aquela que foi feita.



0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.