Powered by Blog - Widget

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Não foi o nosso ano, Ronaldo!



Como é sabido, os "homens guerreiros" da nossa pátria foram eliminados do Mundial, coisa que poucos acreditavam. Dos 3 jogos, 2 deles viram-se exibições apáticas e irregulares ao longo dos 90 minutos. O Mundial também foi marcado com várias lesões pelo caminho. Mas afinal, quem será o principal responsável por esta campanha que tão perto teve de ser a pior campanha de Portugal num Mundial?


  • Problemas


Problema 1 - A vontade

Pouco se viu, durante o Mundial, a vontade, determinação e garra de que somos caracterizados. Os jogadores, entravam dentro do campo, aparentemente sem vontade, não disputando tantos lances e, numa fase do jogo com o resultado ainda em aberto, não lutavam por um resultado melhor e pelo golo.

Isto é triste pois juraram ao Presidente da República e a toda a nossa nação dar tudo e deixar tudo em campo, coisa que não se viu.

Problema 2 - Paulo "teimoso" Bento e as suas escolhas

Já todos sabemos que Paulo Bento é teimoso quanto aos seus homens e às suas táticas. Por isso fomos uma das seleções mais velhas do Mundial e, juntamente com a Espanha, a seleção que menos mudou desde o Europeu. E tivemos o mesmo desfecho que a nossa vizinha.

Manter o 4-3-3 ainda se aceita, mas é completamente inaceitável convocar jogadores como Hugo Almeida e Raul Meireles, este último que disse que nem merecia ali estar, mantendo assim os seus homens, os que o levaram até ao Brasil.

Jogadores como Adrien Silva, Cédric, Quaresma, Manuel Fernandes, etc, fizeram claramente falta. Já para não falar das suas escolhas dos 11.

Jogadores como André Almeida, que mal jogaram no campeonato, são opções iniciais e, surpreendentemente, este saiu lesionado com queixas musculares. Jogadores como Hugo Almeida, que não correm, não finalizam e não contribuem para uma melhor seleção, são aposta no 11 inicial, para atingir o objetivo. Não é compreensível e até é difícil de explicar.

Problema 3 - O pré-mundial também perdido

Vi uma reportagem na SIC de um preparador físico referindo que eram precisos entre 9 a 15 dias de preparação do mundial de forma a ambientar a equipa ao clima do Brasil, diminuindo o risco de lesões.
Nada disso foi feito pela seleção. Em primeiro lugar, o lugar escolhido foi errado pois o clima em nada tinha a haver com o que encontrámos nos diversos jogos.

Como se explica tantas lesões? Da época que os jogadores jogaram? Os outros também jogaram a época toda e jogadores como Godín jogaram até a final da Liga dos Campeões, por isso não é desculpa. Falta saber o que levou a tanta lesão muscular.

  • Soluções

Em relação ao Problema 2 

Na minha opinião os 23 convocados seriam :
GR - Beto ; Eduardo ; Rui Patrício
Defesas : Bruno Alves, Pepe, Luís Neto, João Pereira, Fábio Coentrão, Cédric, Ricardo Costa
Médios : William Carvalho, Miguel Veloso, João Moutinho, Adrien Silva, André Martins, Rúben Amorim
Avançados : Varela, Ronaldo, Nani, Hélder Postiga, Éder, Vieirinha, Danny

O meu onze base (claro que era seria sujeito a alterações devido aos treinos de cada jogador e a lesões) seria este:


Em relação ao Problema 3

Numa breve frase, a solução passaria pela melhor gestão da preparação de uma competição como estas, pesquisando e compreendendo cada local e qual o melhor para ser o centro de treinos da seleção. Também é pedida uma melhor recuperação dos jogadores tendo em conta os jogos de cada um durante a época regular.



2 comentários:

  1. Não percebi...
    Falas do Manuel fernandes e do Quaresma e no fim, nem convocados são?
    Postiga? AHAHAHAHA!
    De resto estamos de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim falei neles por terem sido opções do Paulo Bento, mas eu não os convocava se os que convoquei tivessem em boa forma.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.